O Governo Fátima de Bezerra busca todas as alternativas possíveis por novos recursos e garantir, além de investimentos, capital eleitoral do agrupamento para as eleições do ano que vem. Para isso, foca na Cosern. O dinheiro em jogo é o da renovação da concessão. O assunto caminhava sigilosamente até esta semana alcançar a oposição e a imprensa natalense.
Não se trata de pouca grana. A renovação da Cosern, prevista para dezembro de 2027, geraria R$ 2 bilhões extras aos cofres do Governo. A intenção da governadora é antecipar a dinheirama para que não caia nas mãos do próximo governador. Com o regulamento debaixo do braço, Fátima já pode negociar e assim tem sido feito.
O Grupo Neoenergia detém 91,5% de participação na companhia de energia, explorando sistemas de produção, transmissão, transformação, distribuição e comercialização. A Cosern está entre as 19 distribuidoras do país a ter o contrato de concessão a expirar até 2031. A renovação vai garantir a manutenção da empresa pelos próximos 30 anos.
Por William Robson
0 Comentários